Conheça os cursos online gratuitos com certificado

Nunca foi tão fácil, tão rápido e tão acessível a aprendizagem como nos dias de hoje, tudo muito graças à Internet. Qualquer pessoa tem acesso hoje ao que quer que seja, no caso do ensino e para quem está interessado em aprender, existem uma série de espaços onde pode tirar cursos com certificado (embora alguns não tenha esta possibilidade) e gratuitos!


Já ouviu falar em MOOC (Massive Open Online Courses)? Esta é uma recente modalidade de aprendizagem através da internet e que tem cada vez mais adeptos interessados em os frequentar. Para aceder a estes MOOC basta apenas ter uma ligação à internet, saber inglês e tempo disponível para frequentar um curso nas melhores universidades do mundo, como Yale, Harvard ou Berkeley.
Apesar de serem online, e de haver alguma eventual relutância em os frequentar, o certo é que os cursos massivos funcionam de forma muito semelhante a uma cadeira da faculdade. A sua duração varia entre as 4 e as 12 semanas e durante a sua duração são disponibilizados vários materiais, entre eles vídeos relativos às matérias em curso. Os cursos, como já dissemos, estão em inglês na sua maioria, mas há sempre a possibilidade de colocar legendas. A forma de avaliação são testes, cuja nota irá decidir a obtenção do certificado.
Este tipo de cursos são ideais para pessoas desempregadas por serem não só gratuitos mas porque permitem o enriquecimento do seu currículo e até, quem sabe, arranjar um novo emprego.


Eis alguns desses cursos. Estes estão na esfera dos melhores.

Carnegie Mellon é o ideal para quem quer aprender, mas também para quem deseja ensinar. O objetivo desta plataforma é dar apoio ao ensino com materiais de base científica. 




Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino a nível mundial e que disponibiliza cursos online, acessíveis a qualquer pessoa e gratuitos.
Encontre um curso, de entre os mais de 400 oferecidos e assista a vídeo-aulas e faça testes interativos, avalie os trabalhos dos seus colegas e interaja com outros alunos e professores.



Com parceria com Universidade de Harvard e o MIT, o Edx oferece as melhores aulas com os melhores professores e universidades. Irá aprender através das melhores ferramentas como vídeos e jogos semelhantes a laboratórios (por exemplo, o construtor molecular virtual em 3D). Pode conhecer novos amigos de todo o mundo. Para aceder à plataforma, basta registar-se no curso escolhido, não sendo necessário qualquer processo de admissão.  



Qualquer pessoa pode agora aceder a um curso gratuito em Harvard. Frequente um curso e enriqueça o seu desenvolvimento profissional. Os cursos decorrem no outono e primavera ou em cursos intensivos em Janeiro. Não é necessária qualquer aplicação. 



O ItunesU é uma plataforma de conteúdo didático oferecido por várias universidades em parceria com a Apple. Aqui encontra mais de 750,000 aulas, livros, vídeos e outros recursos relativos a inúmeros assuntos desde Álgebra até a Zoologia. Pode fazer o download de coleções de grandes instituições sediadas em 30 países, incluindo Yale, MIT, Oxford, Museum of Modern Art (MoMA), Livraria Pública de Nova Iorque, entre muitos outros. Para aceder a esta aplicação, tem de possuir um aparelho da Apple (iPhone, iPad, ou iPod) e fazer o download do aplicativo no site da Apple. É gratuito. 

O Khan Academy não é propriamente um MOOC porque não disponibiliza cursos, mas como se trata de uma plataforma que oferece mais de 3500 vídeos educativos no Youtube e que abrangem temas nas mais diversas áreas optei por deixar aqui este espaço também. Todos os recursos do site estão disponíveis para todos. Os materiais e recursos da Khan Academy estão disponíveis inteiramente de graça.
Professores têm a possibilidade de aceder a todos os dados de seus alunos e consultar um resumo do desempenho de toda a turma ou aprofundar o perfil de um aluno em particular, identificando exatamente quais tópicos são mais problemáticos. 


“A ideia é simples: publicar todos os materiais de curso online e torná-los acessíveis a todos a nível mundial.” Dick K.P. Yue, Professor, MIT Escola de Engenharia
 Aravés desta plataforma, professores melhoram o seu currículo e tornam as suas escolas mais efetivas; os estudantes encontram recursos adicionais para ajudá-los a serem bem-sucedidos. 


Nesta plataforma é oferecido “acesso gratuito e livre a uma seleção de cursos lecionados por professores conceituados e eruditos na Universidade de Yale. O objetivo do projeto é expandir o acesso a materiais educativos para todos os que desejam aprender”. As palestras lecionadas nas salas de aula da Universidade estão acessíveis em formatos vídeo, áudio e texto. Não é necessário efetuar nenhum registo para ter acesso aos materiais, mas também não é concedido nenhum certificado.


Virada para a tecnologia, nesta plataforma estão incluídos variados cursos e o que tem tido mais sucesso é o que diz respeito à Inteligência Artificial. Não necessita de registo para aceder ao espaço, mas também não será concedido nenhum diploma.



Orientada para estudantes de medicina, esta plataforma disponibiliza uma grade variedade de cursos sobre as mais diversas áreas da medicina. Não é, contudo, um curso online, apenas fornece material de forma gratuita, material este muito idêntico aos manuais didáticos.






Com o Udacity aprenda não apenas o “como” mas o “porquê” à medida que trabalha em projetos reais. Se está interessado em tecnologia, informática e ciências exatas, o Udacity é o lugar para se inscrever num curso. No final é-lhe dado um certificado.






Aqui aprenderá com professores de universidades como Dartmouth e Universidade da Virgínia.






Como a unidade de ensino maior, mais antiga e mais compreensiva dos Estados Unidos, a UCLA dá-lhe todas as opções de cursos que precisa. No final terá como garantia um currículo aprovado. Pode ainda tirar o seu curso a qualquer hora, com programas certificados, cursos especializados para adultos, alunos do liceu e qualquer outro interessado.


Neste espaço da Universidade de Berkeley são disponibilizados apenas vídeos e áudios sobre as mais diversas matérias lecionadas na faculdade. Pode fazer o download dos vídeos no YouTube e dos áudios através do iTunes.






10 comentários:

  1. LogisticGuru.PVT the professional Car Transport In Pune has gained the popularity of delivering professional vehicle transporting services with a personalized touch. They can ready to provide all proves that we are one of the auto moving services. If you want to go with a legitimate and reliable car movers and packers then LogisticGuru.PVT is the best option for you. But before hiring you need to check and verify their authenticity thoroughly.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  3. Appetiser is a well-known restaurant located at Feltham that offers amazing food. Let your taste buds dance with our fresh baked pizza, momo restaurant london, calzone, waffle, and more. Try something new that you may not be making at home. Special offers are available on vegetarian pizza. So come out and visit our vegan and vegetarian restaurant.

    ResponderEliminar
  4. I am enormously happy for coming around this blog to learn and know valuable. Fantastic and useful information. Thanks so for sharing. Also visit nuk post utme past questions for medicine

    ResponderEliminar
  5. We at Free Mortgage Calculator are concocting every one for the suggestion and solutions of the transactions. We as a whole realize that many people experience serious issues at whatever point they are intiating a transactions and they to know next to nothing whether or not the specific outlet accept the payment method or not.

    ResponderEliminar
  6. Having Overdue tax returnisn’t exactly what anyone wants hanging over their head. Lodging your late tax returns can be an overwhelming process as you try to catch up on all the admin!

    ResponderEliminar
  7. We are a clean energy companies dedicated to accelerating the transition to a zero-carbon economy.
    With expertise across the project cycle, we develop, construct and operate wind and solar farms and invest in the deployment of associated emerging technologies such as battery storage and green hydrogen.

    ResponderEliminar
  8. Voizac technologies developed Job board software. Via our job portal board software, companies/recruiters will be able to add/edit jobs on the platform by adding the specifics of the job and the skills required. Jobseekers can browse/search for jobs on the platform in several categories for ex location, experience, salary range, skills, experience etc. They will see details of the job, add to favourite and save search. Jobseeker will able to manage several cover letters within their profile and use any of them while applying for the job. Jobseekers can easily create or update their profile, CV’s by selecting the suitable format for ex PDF, Word, TXT, Excel. Administrator can activate, deactivate, edit and delete the information of any company/recruiters and Job seekers.
    Job Script Solutions

    ResponderEliminar
  9. Appetiser Pizza is a casual and friendly pizza restaurant that serves gourmet pizzas. They are experts in serving fresh dough pizzas, garlic bread, flavoured salads, and more. They use organic ingredients whenever possible for making pizzas.
    Best pizza in feltham

    ResponderEliminar
  10. This was really amazing, great blog you shared with us. check out how-to-stop-snoringsteps-and-requirements

    ResponderEliminar