5 maneiras de tornar as discussões nas aulas mais excitantes

A discussão na sala de aula sempre fez parte do universo de ser professor. Mas a grande questão sempre foi saber tornar essas discussões acesas e interessantes. Para isso é preciso que ambas as partes, tanto professor como aluno, se envolvam completamente. 
Há dois aspetos fundamentais que tornam toda e qualquer discussão mais interessante. Um deles é obviamente o tema do debate, o outro é o nível de participação do aluno. E conseguir a participação de todos é o ideal, embora não seja uma tarefa fácil para o professor.

Com este artigo o que se propõe é dar algumas sugestões e dicas para o professor conseguir criar uma discussão dinâmica e excitante na sala de aula.


QUESTÕES DE RESPOSTA RÁPIDA

Faça uma espécie de jogo de questões em que a rapidez e agilidade mentais serão essenciais para um bom resultado por parte do aluno. O professor terá de ter preparadas uma série de perguntas e o jogo consistirá em colocá-las ao aluno e este terá 30 segundos para responder a cada uma. Respostas curtas serão uma mais-valia para o resultado final. Este jogo não deverá durar mais do que 10 minutos, pois após este tempo a rapidez e a agilidade em responder começam a desvanecer.



ATIRE A BOLA

Há outra espécie de jogo que poderá ser bastante interessante se levado a cabo com o maior rigor e cuidado, pois se o professor não acautelar vários aspetos, o caos poder-se-á instalar na sala de aula. 

O jogo consiste em literalmente atirar uma bola para o aluno que tem de responder a uma questão. Eles estarão dispostos em círculo e ao aluno que deve responder à pergunta é atirada a bola. Este pode ser um jogo bastante divertido e onde, mais uma vez, a agilidade de raciocino deverá estar presente. 


RESPOSTAS EM GRUPO
Mais uma vez, os alunos terão de se envolver num questionário, mas desta feita em grupo. O professor pode formar grupos de 3. As questões colocadas deverão ser de maior complexidade, já que 2 cabeças pensam mais do que uma. O professor faz a questão e os grupos irão dar, cada um, a sua resposta. Esta é mais uma forma de envolver todos os alunos na discussão. 

ACORDO OU DESACORDO
Com este método, o professor irá colocar uma questão a um aluno e, depois de respondida, o professor irá perguntar a outro aluno se concorda ou não com a resposta do seu colega. Pode fazer a mesma pergunta a 5 alunos. Este é um método que pode levar até a bons debates na sala de aula. 

QUESTIONÁRIOS
Suponhamos que estão numa aula de português e o autor que estão a trabalhar é Fernando Pessoa. O que se pretende com este jogo é que os alunos se dividam em grupos de 3 a 5 e que elaborem 5 perguntas que gostariam de fazer a Pessoa. Todos os membros do grupo devem estar de acordo nas questões que querem fazer. Depois de todos os grupos terminarem é altura de passarem as perguntas entre eles. Cada grupo irá responder às questões da forma que imaginariam que esse escritor responderia. O objetivo é encorajar os grupos a partilharem as suas perguntas e as respostas que obtiveram para cada uma delas.


Tenho a certeza que este artigo poderá servir de ajuda a muitos professores. Este é um espaço público, por isso, se quiser poderá partilhar algumas outras ideias dentro deste tema. Todos ficamos agradecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário