Ferramentas para Criação de Flashcards

Flashcards são uma ferramenta de aprendizagem bastante útil uma vez que são um incentivo ao envolvimento do aluno na matéria e incrementam a sua motivação. Estes ajudam não só os alunos mas igualmente os professores que conseguem com eles tornar as suas aulas mais interessantes, dinâmicas e tornam todos os conceitos chave muito mais simples de serem compreendidos.




Provavelmente já usou esta poderosa ferramenta nas suas aulas. Se ainda não, hoje trago uma boa lista que poderá guardar e usar quando precisar de fazer flashcards para as suas aulas. 



Um programa para criação de flashcards disponível para vários sistemas operativos: Windows, Mac, Linux, Android, iOS, Blackberry, entre outros.







Fantástica ferramenta digital para criar flashcards. Tem ainda jogos.










Os professores podem usar esta ferramenta para criar flashcards e os alunos podem aceder a eles e resolver as questões, isto apenas com um simples clique. Uma boa forma do professor ter acesso ao desempenho do seu aluno ao nível de aprendizagem.







Disponível em várias aplicações, este software permite que os alunos se preparem para testes e trabalhos ao colocar à disposição os flashcards e testes de escolha múltipla. O sistema permite ainda a partilha desse material com outros utilizadores. Disponível para iPhone, Android e Windows permitindo que possa ter acesso a eles a qualquer momento e em qualquer lugar.





Cobocards é um software gratuito para criação de flashcards online que permite aos seus utilizadores fazerem-no sozinhos ou em equipa e salvar os seus conhecimentos. Pode ainda imprimir, exportar ou levar a aplicação consigo para qualquer lado com auxílio de ferramentas móveis.






Aprenda, personalize, otimize, mobilize são as máximas desta ferramenta. Para que os seus alunos aprendam com mais qualidade e sucesso. Pode escolher entre diversos temas a criação dos seus flashcards: vocabulário, inglês, história, biologia, psicologia, línguas, geografia, anatomia, estudos sociais, etc.






Outro grande software que permite a criação e partilha de flashcards.









Mais uma boa ferramenta para criação de flashcards. Qualquer aluno poderá usá-la, desde alunos da instrução primária até ao nível superior.









Partilhe as suas coisas com outros através desta plataforma e deixe que os outros partilhem consigo as deles. Pode fazer amigos com pessoas que partilham os mesmos interesses e poderá testar o seu conhecimento e ter acesso a diversos jogos.






Dedicado à aprendizagem da língua chinesa. A maneira mais rápida para procurar palavras, criar flashcards e estudar vocabulário. Pode ainda importar e exportar os seus flashcards e partilha-los com quem quiser. Pode usar gratuitamente nas seguintes aplicações: iPad, iPad Mini, iPhone and iPod Touch.






Grande aplicação que o leva diretamente à aprendizagem.










Ferramenta que dá aos seus alunos uma nova forma de aprendizagem. Permite-lhe criar equipas, jogar, preencher questionários e criar flashcards.







iMemento é uma aplicação de flashcards para iPhone. Permite criar e aprender com as suas próprias criações. Esta é uma nova versão e mais atualizada do iMemento. A novidade é que traz implementado um algoritmo para lembrar de cartões automaticamente. Já vem instalado com alguns exemplos de flashcards que servem para mostrar o uso do programa. Pode editar os seus cartões e adicionar fotos aos mesmos. Se já possui a versão anterior pode migrar para esta nova versão deluxe.




Esta ferramenta ajuda o processo de memória de quem quer que a use. Permite a retenção d a informação e permite a incorporação de imagens e áudios para melhorar o processo de aprendizagem. Possui ainda gráficos estatísticos que permitem acompanhar a aprendizagem
Idiomas: Inglês, Alemão, Espanhol, Francês e Português.





A maneira mais simples e inteligente de gerir uma grande quantidade de flashcards. Constrói cartões em 14 línguas e com múltiplos templates






Muito semelhante ao PowerPoint a nível de uso. Permitem a memorização mais fácil do vocabulário, imagens, sons, entre outros. Acessível para qualquer sistema operativo






Algumas das Principais características do PeterMemo:
  1. Gratuito
  2. Aprenda com base num algoritmo de repetição
  3. Pode aprender dentro d diversas áreas: línguas, medicina, geografia, física e muitas outras
  4. Tem a particularidade de poder usar a aplicação mesmo com luvas
  5. Pode trabalhar na aplicação offline
  6. Mais de 6 campos por cada flashcard
  7. Permite agrupar os cartões por categoria



Pleco foi fundado em 2000 por Michael Love. Possui uma possibilidade de recursos imensa e que podem ser usados por qualquer pessoa. Possui dicionários, áudios, é rápido e bem suportado por qualquer sistema operativo. Relativamente aos flashcards são fáceis de adicionar de dicionários ou importar de listas de vocabulário.





Pode imprimir, fazer download e estudar usando um software grátis de criação de flashcards.









É usado como ferramenta de memória através dos flashcards. Possui várias ferramentas de estudo, como correção de termos/definições, escrita, pronúncia, jogos, etc.








É uma plataforma que se baseia na repetição como forma de aprendizagem e memorização.









Os flashcards estão dispostos Segundo uma agenda inteligente que permite que veja sempre novos cartões e não aqueles que já conhece. Também pode ter acesso ao progresso da sua aprendizagem através de emails diários que lhe lembram o que deve ainda aprender e quanto tempo falta para completar.






Pode criar os cartões diretamente do seu computador. Suporta textos, imagens e outros mais.

1 comentário:

  1. Oi, gostei muito do seu artigo. Não é fácil se tornar um professor perfeito, especialmente porque muitas vezes as pessoas não tem tempo, Alem disso, utilizando as várias ferramentas que voce apresentou pode poupar o tempo para ter uma extraordinária lição. Neste caso queria também apresentar uma ferramenta feita para economizar o tempo na escola ou empresa- uma app digital que chama se Kanban ( www.kanbantool.com), Voce pode arranjar e planejar as suas tarefas dia a dia - realmente ajuda quando 24 horas não é suficiente para fazer tudo :) Recomendo para os meus colegas profesores! :)

    ResponderEliminar