O que é um Mindmap, para que serve e como criar um?




 

O que é um mindmap?



Tony Buzan, autor e criador dos mindmappings, define-os como "uma técnica gráfica muito poderosa que nos fornece a chave universal capaz de abrir todo o potencial do cérebro" in Tony Buzan











Um mapa mental apresenta-se como um diagrama cuja ideia central dá lugar as múltiplas conexões de palavras, todas elas ligadas à ideia central. Por exemplo, se tivermos de fazer um trabalho sobre a 2a Guerra Mundial, desta ideia central irão certamente surgir nomes como Hitler, Holocausto, Dia D, 1939-1945 entre outras. Tudo isto inserido e interligado numa espécie de mapa, quase como uma árvore genealógica.



Para que serve um mindmap? Quais as vantagens principais?



Os mapas mentais são ótimos instrumentos para criar apresentações públicas, sendo a sua principal característica o fato de ser imediata e facilmente apreendida pela audiência. O fato de dar uma panorâmica geral do assunto através de todo o grafismo exposto consegue-se obter de imediato a atenção do espetador.


Mas tem outras vantagens, e se estivermos a falar em educação, como é o caso, uma delas é sem dúvida a grande ajuda no estudo e na memorização das matérias. O aluno que consegue criar um mapa destes consegue mais facilmente assimilar o tema e logo obter melhores resultados.


Outra das grandes vantagens de um mindmap é uma maior participação de todos nas aulas. Faça você mesmo uma aula de criação de um mapa mental e peça aos seus alunos para irem dando as ideias. Vai ver como eles ficam excitados e motivados.


Também pode usar esta ferramenta para trabalhos de grupo. Incentiva a colaboração entre eles e logo uma melhor aprendizagem.



Ajudam na criação e uma melhor estruturação de um trabalho.


Auxílio numa melhor organização dos pensamentos dos alunos.



Por fim, o próprio professor poderá usá-los para planificar as suas aulas. São um grande apoio.




Hoje em dia esta ferramenta já pode ser encontrada em Dispositivos apple ou android. Estas criam uma maior dinâmica e interação entre professores e alunos.




Como criar um mindmap?


Seguindo os conselhos do próprio Tony Buzan são 7 os passos para criar um mindmap.



Escreva a ideia central no centro de uma folha em branco. Assim consegue que o cérebro crie mais facilmente todas as ramificações que daí advierem.



Use uma imagem para a ideia central. Como se costuma dizer, uma imagem vale mais do que 1000 palavras e tendo uma imagem facilita a "viagem" do nosso cérebro pelos meandros da imaginação.



Use várias cores. Assim como as imagens ajudam a estimular o nosso cérebro, também as cores transmitem uma energia que torna tudo mais fácil e as ideias começam a surgir.



Faca ligações com as ideias, começando pelas ramificações principais ligadas à ideia central e indo por aí fora até às mais ínfimas ligações.



Use linhas curvas em vez de linhas retas. Porquê? Simplesmente porque o nosso cérebro gosta mais e não se aborrece tanto. Logo é muito mais estimulante.



Use palavras-chave por cada linha pois isso dá ao mindmap mais flexibilidade e poder.



Use imagens ao longo do caminho. As imagens valem mais que 1000 palavras, não se esqueça.


Sem comentários:

Enviar um comentário