Com o crescimento e o uso cada vez maior das ferramentas digitais, torna-se
quase imperativo que o professor adote uma
nova atitude na sala de aula e na forma como leciona.
Apesar de o uso de tablets e smartphones causar alguma desconfiança
por parte do professor, uma vez que estes podem dar
aso a distrações na sala de
aula, o que é certo é que estas ferramentas não têm necessariamente de ter um
mau impacto no desempenho do aluno. Pelo contrário, o professor pode conseguir
grandes desenvolvimentos com estas tecnologias. Estes instrumentos podem até
aumentar o grau de inovação e criação de novas ideias por parte dos alunos e podem
conduzir até a uma maior participação nas aulas, ao criar um novo ambiente na sala de aula que estimulará essa mesma
participação.
Existem vários instrumentos digitais ao seu dispor na internet, mas hoje
venho falar-vos de 5 que poderá utilizar para a criação de apresentações tanto por parte do professor como por
parte do aluno. Apesar destas aplicações estarem quase todas em inglês, são de fácil uso e são
também uma mais-valia para aperfeiçoar os conhecimentos da língua inglesa.
Brickflow
Brickflow
O Brickflow usa como base as redes sociais. Através desta aplicação, alunos e professores podem fazer apresentações de trabalhos usando como base conteúdos das redes sociais, como o Twitter, Youtube, Instagram, etc. Isto irá permitir não só que os alunos fiquem a par dos eventos atuais, como irá tornar as apresentações mais divertidas e com uma estética mais agradável.
Para além de ser grátis, com esta aplicação podem obter-se boas
apresentações já que os utilizadores poderão incorporar o flash nas suas exposições, o que as torna bastante atrativas a
nível estético.
Present.me
Present.me
Mais uma grande ferramenta para apresentações para alunos e professores. Poderá adicionar à sua apresentação explicações em vídeos ou áudio e assim enriquecer a sua apresentação. Segundo o próprio site, “nos testes, chegou-se à conclusão que o Present.me é 86% mais persuasivo do que uma apresentação escrita, 27% mais persuasivo que apenas uma apresentação em slide e 16% mais persuasivo do que o uso de vídeo apenas”.
Com esta ferramenta o aluno pode criar projetos bastante dinâmicos e magníficos, dando a oportunidade dos alunos expressarem a sua criatividade e aumentarem a sua aprendizagem. Esta aplicação dá ainda a possibilidade dos trabalhos realizados poderem ser vistos por outras pessoas em qualquer lado e a qualquer altura, inclusive os professores, que poderão dar o seu feedback instantâneo. Esta ferramenta cria, assim, um ambiente bastante interativo de aprendizagem na sala de aula.
Para mim a melhor ferramenta, não só pela inovação e originalidade, mas por ser uma ferramenta bastante visual, pois usa em larga escala o vídeo e as imagens que se interrelacionam entre si, ou seja, cria uma apresentação bastante dinâmica visualmente, cativando qualquer espetador. Para além disso, é uma ferramenta fácil de usar e deixa de lado o modelo básico de apresentação de slides, bastante aborrecido e pouco dinâmico.
Se estão interessados na inovação educativa através dos conteúdos interativos; Eu recomendo uma ferramenta nova: www.genial.ly Se gostam da interatividade e da animação no seu conteúdo visual, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-lhes pela sua qualidade e originalidade.
ResponderEliminar