Como se Tornar o MELHOR Professor para os seus Alunos?

O que é para si ser um bom professor?
Ser alguém que ensina bem? Alguém em quem os alunos podem confiar? Alguém que está sempre disponível para ouvir? Alguém que se preocupa em deixar um bom legado para o outro? Alguém com objetivos e que sabe aquilo que os outros querem para si? Alguém que seja um modelo a seguir? Alguém
que acredita no outro?
Bom, na realidade, ser um bom professor será um conjunto disto tudo. É óbvio que não se consegue agradar a todos ao mesmo tempo e isso acontece em todas as profissões e em todo o lado, mas poderá sempre minimizar uma má opinião que os outros possam formar de si. E quem melhor para avaliar se é ou não bom professor do que o seu aluno?
É disto que se trata este post: a opinião dos alunos deve ser levada em grande conta quando se trata de avaliar o desempenho do professor dentro da sala de aula.

Um Professor Assertivo
Ser um bom professor passa antes de mais por ser alguém que está sempre presente, quase como um pai ou uma mãe. Há alunos que vêm de uma realidade social muito má e que têm muitos problemas em casa, há aqueles também que são propensos a depressões e stress, há ainda aqueles que são simplesmente tímidos. Vá e fale com ele. O significado de professor não se prende apenas com transmitir conhecimentos, mas deve ir muito além disso, e abranger uma área bem mais social.

Ser um amigo, mas sem ir muito longe
Um bom professor é também um amigo, uma pessoa que está sempre presente tanto para ensinar como para ajudar a resolver uma questão de nível mais pessoal. No entanto, pode fazê-lo sem nunca perder o seu profissionalismo enquanto o mentor da sala aula, enquanto a figura de autoridade. Os próprios alunos não gostariam de ver o seu professor a desleixar-se e a entrar em demasia nas brincadeiras e perder a sua autoridade. Há que saber manter o equilíbrio.

Torna as suas aulas relevantes para a vida deles
Tente sempre usar as suas aulas com exemplos, para que os seus alunos possam perceber em que é que o assunto abordado poderá ajudá-los na sua vida futura. Afinal é para isso que serve a escola, preparar o aluno para o futuro e ser bem-sucedido.

O seu tempo deve ser usado de forma profícua
Usa o tempo de aula da melhor forma possível. Evite dispersar-se muito, seja contando histórias como pormenores sobre a sua vida, por exemplo, e tente focar-se sempre no tema. Poderá fazê-lo mas que isso tenha sempre a ver com o tema em análise.

Mais explicações
É importante que tenha sempre o cuidado de verificar se os seus alunos estão todos a aprender o que está a ensinar. Uma boa base é meio caminho andado para o assunto seguinte. Não se canse de repetir várias vezes e de diferentes formas os temas da sua aula. Seja paciente, acima de tudo.

Ensine de várias formas
Use todo o tipo de ferramentas para as suas aulas, desde vídeos, apresentações, livros, aplicações para android ou ipad, tudo o que possa interessar ao seu aluno e com a mais-valia de tornar as suas aulas mais estimulantes.

Seja Firme
Não queira criar um ambiente de desrespeito sendo um professor muito gentil e dócil. É preciso ser firme, não no sentido autoritário, mas num sentido em que o respeito esteja sempre presente. Mantenha-se consistente.

Um bom professor tem sempre objetivos
Vá para as suas aulas bem preparado, com um bom plano de aula. Saiba exatamente o que pretende que eles aprendam com a aula de hoje, trace objetivos.

Seja um bom exemplo para os seus alunos
Seja um bom exemplo e uma boa influência para os seus alunos. Por exemplo, conta-se a história de um professor que levava sempre para a aula comida orgânica saudável e dividia sempre com os alunos que não levavam almoço. Ele tinha ar jovem e elegante e isso fez mudar a opinião dos seus alunos em relação àquele ar sempre “distante” de um professor e fez com que eles próprios quisessem ser como ele. Este é apenas um exemplo de como poderá influenciar positivamente os seus alunos.

Acredite neles!
Tente acreditar em todos, sem exceção. Não negligencie um em prol de outro. É importante que todas aprendam ao mesmo ritmo e tenha a certeza que estão a perceber o tema abordado. Faça com eles se sintam à vontade consigo e que vejam em si uma pessoa sempre disposta a ajudar.

Fonte: Busyteacher



Sem comentários:

Enviar um comentário