Ferramentas para detetar plágios

“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra
intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.” (in Wikipedia)

O plágio pode ser considerado crime. Reproduzir textos como sendo seus usando outras fontes é uma tentação especialmente para quem tem de fazer trabalhos escolares. Felizmente existem diversas ferramentas que podem ajudar a detetar, prevenir e até evitar que o plágio seja feito.

Eis algumas dessas ferramentas:





O plagiarismdetect é uma ferramenta que não é gratuita e, para além disso, deteta plágios apenas em textos escritos em inglês e espanhol. Contudo faz a deteção do plágio de uma forma rápida, em cerca de um minuto, e não precisa de fazer download do programa, é tudo feito diretamente do site.



Mais uma ferramenta de deteção de plágio que não é gratuita, contudo a vantagem em relação às outras ferramentas de deteção de plágio são: a facilidade de utilização, desempenho, rapidez e eficiência.



Apesar de ser gratuito, o seu uso free diário é limitado. Para se ter um acesso ilimitado tem de se pagar. No entanto, é uma boa ferramenta, uma das mais completas, sobretudo pelo suporte de idiomas que possui (190 línguas) e pela versatilidade.



A ferramenta gratuita tem as seguintes características:
Sistema de rastreamento – de todas as classes, grupos e alunos
Filtros – selecione que textos de informação quer que sejam incluídas ou excluídas do documento
Detetor de bibliografia
Cruzamento de dados entre documentos para detetar plágio.

Disponível em alemão, francês, romeno e espanhol, com italiano em desenvolvimento.
Disponível também na versão premium, que é a pagar.




Como funciona? Basta colocar o texto que deseja verificar e o DupliChecker vai pesquisar frase por frase no Google, Yhaoo ou MSN. Disponível apenas em inglês.





A versão gratuita deste verificador de conteúdo funciona por pesquisa de páginas duplicadas, o que facilita a vida a quem precisa de fazer uma pesquisa rápida do que já publicou. Talvez aqui seja melhor usar a versão premium, pelo menos se o objetivo for detetar plágio dos alunos.


Sem comentários:

Enviar um comentário