Como encorajar a participação nas aulas de alunos tímidos

Apesar de serem alunos bem comportados e muito empenhados nos trabalhos escolares, os professores não devem alimentar este tipo de postura “reservada” nas aulas pois se, por um lado, tem vantagens, por outro pode ser prejudicial para o aluno que é tímido. Ao professor compete criar um ambiente favorável a este aluno de modo que ele
possa “abrir-se” e dar tudo de si aos outros e mostrar as suas verdadeiras capacidades.
Sabemos que não é fácil, mas não é de todo impossível facilitar essa participação e iteração de um aluno recatado.


Fale com o Aluno
Fale com o seu aluno, sempre com muito cuidado (trata-se de uma pessoa tímida, não se esqueça) e tente que ele diga a forma com a qual estaria mais à vontade para participar nas aulas.
Assegure-se que ele fica sempre nas cadeiras da frente.
Um aluno inseguro irá precisar de mais tempo e ganhar confiança suficiente para participar nas aulas. Você terá de ter sensibilidade suficiente para conseguir detetar quando for a melhor altura.
Poderá também trabalhar no sentido de criar uma afinidade com ele e sempre que possível trabalhe com ele em privado.

Fale com os pais para lhe arranjar um explicador
Muitos alunos sentem pressão em relação aos outros colegas. Têm medo de falhar e sentir-se embaraçados em frente dos seus companheiros. Isso poderá ser torneado se lhe arranjarem um explicador, pois assim ele começará a ambientar-se ao professor e àquele ambiente sem a pressão dos colegas. À medida que se vai adaptando vai também ficando mais à vontade com as respostas que dá, sem a pressão de falhar. Com o tempo sentir-se-ão mais soltos nas aulas e com mais iniciativa para participarem.

Capacidades sociais
Encoraje o aluno a participar em atividades ao livre pois ajudará a sentir-se confiante para se participar na sala de aula. Desportos, eventos sociais e atividades extra curriculares são ótimos para ele se acostumar com os colegas e arranjar amigos. Os laços sociais são muito importantes para aumentar a autoconfiança.

Preparação
Quando ele se sentir preparado, a sua confiança aumenta. Peça-lhe para preparar algumas questões ou que leia algum texto para toda a sala. Seja, acima de tudo, encorajador e ajude-o a construir a sua autoconfiança. Poderá melhorar a sua segurança ao dar-lhe pequenas recompensas e focando-o nas suas conquistas e sucessos.



Fonte: Tutordoctor

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