Eis como:
❶ Comece pelo fim. O
que quer que os alunos aprendam com esta aula? O que requer o plano do
ministério da educação? Que idades têm os alunos? Como vai medir a
aprendizagem? Depois de determinados estes pontos, faça uma breve
descrição e faça uma lista dos seus objetivos para a planificação.
descrição e faça uma lista dos seus objetivos para a planificação.
❷ Crie uma lista de vocabulário chave à medida que
vai criando o seu método de planificação. Isso ajudará a lembrar-se de termos
que precisa para os alunos percebam a matéria.
❸ Crie uma lista de materiais de forma a saber
exatamente do que precisa, tal como número de cópias, número das páginas de
livros, equipamento, etc.
❹ Determine como irá introduzir a aula. Por
exemplo, irá usar uma simples exposição oral, uma folha de trabalho
introdutória, uma ferramenta interativa ou outro?
❺ Decida o método(s) que usará para ensinar a
matéria. Será uma leitura ou uma discussão de grupo? Por vezes é bom variar na
combinação de técnicas de ensino: comece por uma breve leitura e passe para uma
discussão de grupo de forma a assegurar que eles entendem, isso é o mais
importante.
❻ Depois de ter determinado como dará a aula,
escreva informação de suporte nas suas notas.
❼ Determine como é que eles irão colocar em prática
a informação que lhes acaba de ensinar e assegure-se sempre que eles percebem,
isso é sempre muito importante.
❽ Depois de definir como eles irão colocar em
prática o que lhes ensinou, escreva as instruções passo a passo.
❾ Crie uma revisão do fim da aula
❿ Veja os trabalhos de casa que precisa de dar aos
seus alunos
⓫ Decida se haverá algum
ajuste que possa fazer incluindo ajustes para educação especial
⓬ Depois de concluída a planificação, acabe os
detalhes tais como criar os recursos, tpc, e outro tipo de trabalhos.
⓭ Finalmente faça cópias e recolha os materiais
para a aula.
Fonte:
Sites4teachers
Sem comentários:
Enviar um comentário