Dicas para fazer Planificações de Aula

Eis como:

Comece pelo fim. O que quer que os alunos aprendam com esta aula? O que requer o plano do ministério da educação? Que idades têm os alunos? Como vai medir a aprendizagem? Depois de determinados estes pontos, faça uma breve
descrição e faça uma lista dos seus objetivos para a planificação.

Crie uma lista de vocabulário chave à medida que vai criando o seu método de planificação. Isso ajudará a lembrar-se de termos que precisa para os alunos percebam a matéria.

Crie uma lista de materiais de forma a saber exatamente do que precisa, tal como número de cópias, número das páginas de livros, equipamento, etc.

Determine como irá introduzir a aula. Por exemplo, irá usar uma simples exposição oral, uma folha de trabalho introdutória, uma ferramenta interativa ou outro?

Decida o método(s) que usará para ensinar a matéria. Será uma leitura ou uma discussão de grupo? Por vezes é bom variar na combinação de técnicas de ensino: comece por uma breve leitura e passe para uma discussão de grupo de forma a assegurar que eles entendem, isso é o mais importante.

Depois de ter determinado como dará a aula, escreva informação de suporte nas suas notas.

Determine como é que eles irão colocar em prática a informação que lhes acaba de ensinar e assegure-se sempre que eles percebem, isso é sempre muito importante.

Depois de definir como eles irão colocar em prática o que lhes ensinou, escreva as instruções passo a passo.

Crie uma revisão do fim da aula

Veja os trabalhos de casa que precisa de dar aos seus alunos

Decida se haverá algum ajuste que possa fazer incluindo ajustes para educação especial

Depois de concluída a planificação, acabe os detalhes tais como criar os recursos, tpc, e outro tipo de trabalhos.

Finalmente faça cópias e recolha os materiais para a aula.




Sem comentários:

Enviar um comentário