Dicas para o Uso de Smartphones na sala de aula

Como professor, faz uso das novas tecnologias na sua sala de aula? Qual a sua opinião sobre o uso de smartphones nas aulas? Acha que é um bom instrumento para o ensino? Ou é daqueles que ainda tem algum receio em deixar os seus alunos fazerem uso destas novas tecnologias?



Todos sabemos que atualmente as novas tecnologias estão em voga. A maior parte dos alunos possui um aparelho eletrónico e a tendência é para aumentar. Para além disso, as escolas estão com dificuldades financeiras, e cada vez mais o cenário é pior, então muitos professores optam por deixar os alunos usarem os telemóveis como apoio nas aulas.
Eis então algumas dicas para aqueles professores que preconizam o uso destas novas tecnologias:

Assegure-se que o seu uso permanece académico
 Há uma forma de conseguir ter algum controlo sobre o uso destes aparelhos. Em vez de optar pelo tradicional sistema de dar aulas à frente, opte por circular pela sala. Assim poderá ir vendo o que eles estão a fazer e também poderá ajudá-los melhor com alguma duvida que tenham.

Usar smartphones para se manter organizado e aprender
Para quem nunca ouviu falar, existe uma aplicação em inglês que ajuda os seus alunos a estarem constantemente organizados, sabendo a qualquer altura os trabalhos que têm para concluir, como para além disso envolve os próprios pais, pois com o Reminder101 estes podem saber como andam os trabalhos de casa dos seus filhos. Como esta, existem mais aplicações. O autor refere, por exemplo, o polleverywhere.com que testa os conhecimentos apreendidos pelos alunos sobre determinada matéria antes de um exame. Os professores sabem como é importante se os seus alunos estão realmente a perceber os assuntos tratados. Com estas novas aplicações isso pode ser uma realidade.

Aplicações para as Ciências Socias
Existem um sem número de aplicações para smartphone que pode indicar aos seus alunos. O autor do texto deixa uma lista que poderá consultar. Ainda que algumas aplicações não deem em aparelhos Android, a maioria pode ser acedido em iPhones, iPads e iPods. Antes de implementar o uso destas novas tecnologias, convém fazer um apanhado das aplicações que serão aprovadas para as aulas pela sua escola.

Deixe o humor promover a produtividade
Como dica final, é sugerido que os alunos se divirtam com o uso dos seus aparelhos. As aulas não têm de ser algo enfadonho e difícil de suportar. Pelo contrário, se houver alguma boa disposição enquanto se aprende de certeza que a produtividade também será melhor. Experimente e ficará surpreendido com os resultados!

Conte-nos a sua experiência e deixe aqui o seu comentário neste espaço que é de partilha! Todos agradecemos!


Fonte: Nea

Sem comentários:

Enviar um comentário